sexta-feira, 11 de julho de 2014

Aviso aos investidores

Segundo notícias de há pouco, a Moody's e a S&P cortaram 3 níveis na notação financeira do BES. Estas agências parecem-me de uma inutilidade flagrante: Não prevêem, não avisam os potenciais investidores a tempo, actuam vários dias depois de toda a informação estar abundantemente disponível em todo o mundo. Se eu fosse um potencial investidor e me guiasse exclusivamente pelas notações destas agências para fazer as minhas escolhas, sem ver televisão, sem ler jornais, sem ouvir rádio e sem falar com amigos ou conselheiros, poderia ontem ter comprado um milhão de acções do BES na bolsa (antes de a CMVM ter fechado a torneira; depois já não poderia). Talvez até fosse um excelente negócio, mas das duas uma:

Ou teria sido um excelente negócio por as acções estarem a preço de saldo e poderem valorizar-se muito a prazo, depois da nova administração tomar posse e tomar as suas medidas, e então os conselhos da Moody's e da S&P são completamente errados.

Ou então a Moody's e a S&P têm razão e as acções do BES valem menos que lixo e não virão a valorizar-se nunca ou só daqui a muitos anos, e então o conselho das agências foi inútil para mim, porque só avisaram tarde demais para quem não têm informações por outras vias. Felizmente não sou um potencial investidor, mas mesmo assim estou mais bem informado pela comunicação social do que pela notação financeira atribuída por estas poderosas agências.

Sem comentários: