segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Pensionistas à espera da reposição do seu poder de compra

Pareceu-me ouvir prometer que s pensionistas iriam finalmente ver as suas pensões aumentadas, para compensar a inflação, e que os cortes que iam ser repostos. Esperava ansiosamente pela minha pensão de Janeiro para saber quanto is ganhar. Aumento não houve: o valor bruto, isto é, antes dos impostos, é exactamente o mesmo que vem sendo desde 2009. Já 7 anos sem aumento. Reposição de cortes também não houve. O valor líquido é também exactamente o mesmo do do ano passado. Nesse ano houve um pequeno aumento (de 2014 para 2015), depois de anos de diminuição, aumento este correspondente, acho eu, à diminuição determinada pelo Governo de Passos Coelho, do desconto correspondente à Contribuição Extraordinária de Solidariedade. Mas este ano nada, nem 1 cêntimo. O meu poder de compra, portanto, não aumentou, pelo contrário diminuiu, embora ligeiramente, devido à inflação. Para mim a austeridade continua. Mais ainda: um familiar meu, pensionista que ganha a pensão mínima, também não teve qualquer aumento, ao contrário dos anos anteriores. No caso dos mais pobres, portanto, a austeridade ainda aumentou.

Sem comentários: