sábado, 12 de setembro de 2015

Mais filhos? Mais reforma

Tenho uma grande satisfação quando encontro, e não é raro, uma opinião ou uma ideia que já tive, descrita por alguém na imprensa ou na TV. Agora li no Observador uma proposta de José Maria Tovar que corresponde ao que eu já pensei há muito, mas não me atrevi a divulgar. Julguei que a ideia não teria aceitação, para além da minha voz ser ouvida por um número muito restrito de pessoas. No seu artigo, Tovar desenvolve a ideia de que quem tem mais filhos contribuiu muito mais para o sistema de pensões e merece, por consequência, ser beneficiado quando se reforma. E fá-lo de maneira que eu não seria capaz, quanto a mim de modo magistral. Quem tem filhos merece uma reforma mais elevada. No actual sistema, até são os filhos que trabalham quem paga as pensões dos reformados. É justo que quem tem mais filhos a descontar tenha alguma vantagem e uma compensação para as despesas e o trabalho que a criação dos filhos implicaram.

Declaração de interesses: Tenho 3 filhos, todos a trabalhar arduamente e a descontar pesadamente para a Segurança Social. Se o sistema proposto por Tovar fosse adoptado, ficaria a ganhar, mas admito que este sistema possa ser aplicado apenas às pensões futuras, para que não me chamem interesseiro.

Sem comentários: