sábado, 31 de janeiro de 2009

Consumo ou poupança?

Tenho ouvido muitos reputados economistas de várias áreas defender que para combater a crise se deve incrementar o consumo. Inclusivamente tenho ouvido dizer que se deve evitar que as medidas anti-crise venham a aumentar a poupança, pois o que se deve promover é o consumo. Esta estratégia sempre me fez uma grande confusão. Se é certo que uma redução generalizada do consumo trará mais problemas às empresas produtoras e comerciais dos produtos que deixarão de se vender, num país em que vivemos acima das nossas possibilidades, o incremento do consumo parecia-me um contra-senso. Mas como pouco percebo de economia admitia estar errado. Fiquei mais tranquilo (e mais confiante no meu raciocínio) ao ler (Público de hoje) a opinião de António Borges: "O problema principal do país é o de não haver poupança. O país está completamente descapitalizado e estarmos a dizer que é preciso estar a consumir mais e gastar mais é afundar ainda mais o buraco no qual nos estamos a enterrar. Portugal tem tido despesa a mais estes anos e a economia não responde. Continuar a gastar é contribuir para aumentar o défice externo."

Sem comentários: