quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Shirley Temple

Morreu Shirley Temple, a menina Shirley, como era conhecida das crianças no meu tempo de criança. Lembro-me bem dela. Eu era muito miúdo e nem sei em que filmes a vi, mas era uma figura muito bem comhecida. Nesse tempo não havia limite de idade para ir ao cinema, por isso penso que vi algum ou alguns filmes dela antes de poder recordar mais do que a figura de uma menina linda com o cabelo cheio de caracois. Mas faz parte do meu passado. Dizem que continuou a carreira de actriz até 1949, mas a minha recordação dela termina bem antes. Depois tive notícia da sua segunda carreira como diplomata, mas há muito que ignorava se ainda exercia, se era viva ou não. Soube agora da morte. Gostarei de rever, se se der a oportunidade, algum dos seus filmes de actriz infantil prodígio.

Escolhi propositadamente uma fotografia, das muitas disponíveis na net, em que a "menina Shirley" não se apresenta com o seu sorriso de criança nem a fazer carinha de admirada, mas antes com um ar sério e pensativo, que acho mais revelador da sua beleza infantil.

Sem comentários: