sexta-feira, 15 de junho de 2012

Educação Física

A notícia de que a disciplina de Educação Física deixará já no próximo ano lectivo de contar para a nota de conclusão do ensino secundário, excepto para os estudantes que prossigam os estudos nessa área, foi para mim uma muito boa notícia. Acho uma medida justa e fiquei espantado por verificar que é muito contestada. e quando elogiada provoca comentários de crítica. Muitas das críticas baseiam-se nos benefícios da Educação Física. Não me parece que estes benefícios estejam em perigo, se a EF continuar a ser obrigatória, embora não contando para a média. Há muitos anos que eu desejava que a EF deixasse de contar para a nota final do secundário e, por maioria de razão, para a entrada na universidade, pelo menos desde que tive filhos em idade escolar. Por isso aprovo a medida e até iria mais longe: Para mim a EF não devia pura e simplesmente ser classificada. No meu tempo (de facto há muitos anos) não o era e nem por isso deixei de frequentar assiduamente as aulas e de me esforçar por fazer o melhor possível "na ginástica", como os alunos então lhe chamavam. Aliás os meus pais consideravam tão importante o exercício físico que me tinham posto na ginástica do Lisboa Ginásio Clube, o que me foi muito proveitoso, apesar de não ter classificação. A classificação é completamente secundária. Conheço profissionais muito competentes, por exemplo em informática, em física, em matemática e em línguas, que tiveram dificuldades na EF por não serem dotados para tal. Os que já estudaram depois da EF contar para a nota foram prejudicados por isso. Aliás, pelo menos certos professores, passavam mais tempo a ensinarem as regras do futebol e de outros desportos do que a fazer os miúdos praticar qualquer desporto e depois faziam testes com perguntas sobre essas regras, o que sempre me pareceu desnecessário e inconveniente.

Sem comentários: