segunda-feira, 25 de abril de 2011

Protesto para a SIC

Se há coisa que me irrite são as alterações de programação de TV não anunciadas, principalmente quando eliminam um programa que me interessa. Cheguei a telefonar para uma estação de TV, não me lembro já qual, queixando-me da alteração que tinha suprimido o programa que eu queria ver por outra coisa que não tinha qualquer interessa para mim. Responderam-me amavelmente que um programa de TV é uma coisa viva e que é preciso mudar quando há razões e surgem acontecimentos que interessam a um público mais numeroso.
Já no início deste ano protestei, desta vez por escrito, por um caso idêntico na SIC-Notícias, irritado principalmente por o programa substituto ser sobre futebol. Eis o meu protesto:

«Eu sei que o futebol dá muitas audiências, mas considero uma enorme falta de consideração pelos telespectadores anunciarem, como habitualmente, o programa Negócios da Semana para hoje às 23 h e em vez do programa esperado darem uma dose reforçada de futebol. Não sabiam que ia haver hoje um jogo importante? Foi pelo resultado inesperado que tiveram de prolongar a informação desportiva e ouvir todos os comentadores possíveis, cancelando (ou remetendo para outro horário?) sem avisarem o que estava programado? Não pensaram que mesmo para quem gosta de futebol há um programa a respeitar? E quem não gosta de futebol e se interessa por economia, como é o meu caso?

Se tivessem um mínimo de respeito pelos telespectadores cumpriam o programa e, quando por motivos de força maior não fosse possível fazê-lo - o que não é o caso de hoje -, pelo menos avisavam. Exijo explicações.

F., Um telespectador até agora fiel mas indignado»

Não houve qualquer explicação ou resposta da parte da estação televisiva. Nem um aviso de recepção.

Como repetissem a graça na semana passada, voltei a protestar, desta vez com alguma ironia:

«Mais uma vez fiquei profundamente frustrado por ter esperado em vão pelo programa "Negócios da Semana" programado para hoje às 23 horas mas que acabou por não ser transmitido. O alto critério do responsável da programação da SIC-Notícias achou preferível brindar-nos com chatíssimos comentários sobre um jogo de futebol que certamente terá muito mais importância do que a situação económica do país. Realmente, quem se pode interessar pelo facto de Portugal atravessar uma pequena crise e pela insignificância de termos entre nós representantes de organismos como o FMI, o BCE e a UE para negociações, quando houve um encontro de futebol. O futebol justifica tudo. O que é preciso é falar de futebol. E para os poucos que se interessam pelo futuro do país, nem vale a pena avisar que a programação foi alterada. Que fiquem a ver os discursos dos treinadores, dos jogadores, dos comentadores e tudo o mais ou que mudem de canal. Entretanto no guia de programação da ZON continua a anunciar-se o "Negócios da Semana" para as 23. É não só falta de respeito pela programação, mas também falta de respeito pelos espectadores. Por favor, para a próxima, se a maioria do público gosta é de futebol e não aprecia programas de economia (mesmo quando estão preocupados pela dureza das medidas de austeridade), podem encher o programa de futebol, mas, por favor, avisem.

Cumprimentos

F.., espectador habitual (por enquanto»

Desta vez obtive resposta:

«Exmo. Sr. F. ,

Agradecemos a disponibilidade demonstrada para nos transmitir a sua opinião. As alterações efetuadas nas grelhas de programação dos canais da SIC têm por principio a preferência dos espetadores, que são medidas e se traduzem em audiências. Este fator tem um papel importante na definição da estratégia de uma estação comercial como a SIC. Informamos que a sua insatisfação foi registada e encaminhada para a área responsável.

Sem outro assunto de momento, agradecendo o seu contacto, e colocando-nos à sua inteira disposição para futuros contactos, apresentamos os nossos melhores cumprimentos,

Bruno Costa

Assistente de Relações Públicas»

Apesar de não me considerar um espetador, já que não espeto nada, mas sim um espectador - com grafia que acho que é ainda legal - fiquei agradado por obter uma resposta, mas não com a explicação dada. Aguardo a justificação da "área responsável".

Sem comentários: