domingo, 30 de dezembro de 2012

Carros velhos 2

Escrevi aqui há mais de um mês sobre a violência da medida que se anunciou nessa altura de proibir a circulação de carros velhos ou menos recentes em determinadas zonas da cidade de Lisboa (as chamadas ZER). Ontem vi nas TVs reportagens sobre o caso dos táxis, que eu aliás tinha citado, mas fiquei baralhado com alguns aspectos que me pareceram novos, como a importância de dispor ou não de catalisadores. Na minha ingenuidade, pensei que recorrendo ao sítio da Câmara Municipal de Lisboa na net poderia ter uma informação completa, exacta e actualizada. Puro engano! Obtive informação que suponho exacta, talvez completa, mas, quanto a actualização, só está disponível a situação actual, referente ao que vigora desde 1 de Abril de 2012. Sobre o futuro não encontrei nada. Lamentável! Mesmo que o que se prepara para 2013 não seja definitivo, deveria ser divulgado. Uma busca mais geral levou-me, entre muitas notícias que pouco noticiavam de útil (no próprio sítio do ACP não obtive informação completa), a discussões num forum que só me deixaram com mais dúvidas, mas por fim encontrei a notícia do "Sol" de 1 de Dezembro que me pareceu a mais completa e actual.

A situação é a que eu temia, com uma diferença importante: Segundo o "Sol" e em parte de acordo com o que a CML indica para 2012, os residentes na capital "vão ficar isentos das restrições à circulação de automóveis com matrículas anteriores aos anos de 2000 e 1996, que se vão aplicar em Lisboa a partir do final do primeiro trimestre de 2013". Digo "em parte" porque na situação actual a CML só admite excepções para os residentes na Zona 2 (limitada pelas Avenidas das Forças Armadas e dos E.U.A. mais prolongamentos). Já é alguma coisa.

Sem comentários: