sábado, 15 de outubro de 2011

Indignados

Também eu estou indignado com a crise, mas no mais divirjo completamente dos manifestantes que hoje encheram o largo em frente ao parlamento. Estou indignado por irresponsáveis nos terem metido nesta situação, mas não com as medidas para tentarmos sair dela. Sobre a manifestação de hoje, no Blasfémias, Helena Matos escreve exactamente como eu penso. Excelente post. Também li e tenho presente textos dos anos 70, dos que então não se intitulavam indignados, mas sim revolucionários. Como disse alguém, a história repete-se. Então não eram tão pacíficos, talvez porque os tempos agora não são, pelo menos em Portugal, muito favoráveis a violências. Mas imagino que há quem, mesmo não participando nas manifestações, preferisse que houvesse mais incidentes e pancadaria para poder incriminar os políticos que tanto detestam. Afinal, embora não esteja já em moda a expressão "democracia burguesa", é contra essa democracia que se viram. Só que a "democracia autêntica" que pretendem ou é uma "ditadura do proletariado" (onde existe agora proletariado?) ou qualquer coisa indefinida e indefinível.

Sem comentários: