COMENTÁRIOS SOBRE ACONTECIMENTOS DO DIA A DIA E DIVAGAÇÕES SOBRE EXPERIÊNCIAS PESSOAIS
Mostrar mensagens com a etiqueta optimismo. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta optimismo. Mostrar todas as mensagens
quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017
Afinal o optimismo irritante é contagioso
O nosso comentador oficial do Palácio de Belém criticou em tempos o optimismo irritante do Primeiro Ministro. Mas o actual Presidente da República foi contagiado por essa doença. Só assim se explica que, voltando a vestir a pele de comentador, desta vez económico, tenha revelado um grande contentamento pela desgraça de a taxa de juro implícita na nossa emissão de dívida a 7 anos de hoje ter quase duplicado em relação à de Junho último. Uma taxa a 10 anos de 3,67% seria dificilmente suportável, embora não tão má como a taxa a 10 anos no mercado secundário de hoje, que, ainda que aliviando, ficou nos 4,115%. Mas esses mesmos 3,67% a 7 anos são uma indicação de que o financiamento da nossa economia está cada vez mais difícil. Mas para Marcelo Rebelo de Sousa são um bom resultado e mostram que a política económica do Governo está correcta, pois foi como resultado desta emissão que a taxa a 10 anos hoje aliviou! Mais do que uma colagem ao Governo, o PR revela um desejo de acalmar o povo e de deixar que António Costa continue a levar o País para o abismo.
Etiquetas:
emissão de dívida,
optimismo,
taxas
quarta-feira, 1 de junho de 2016
O copo meio cheio de António Costa
Desde sempre me considerei a mim próprio um optimista consciente mas determinado. Sempre tive tendência a ver o lado positivo das coisas, sem descurar as precauções necessárias para neutralizar ou evitar o lado negativo que as mesmas coisas possam apresentar. Confesso que nos últimos anos e principalmente nos últimos meses o meu optimismo tem vacilado bastante. Além disso tenho sentido uma irritação crescente pelo optimismo a meu ver injustificado de alguns dirigentes políticos. Estou assim de acordo com Marcelo Rebelo de Sousa quando fala no optimismo ligeiramente irritante de António Costa (Designo propositadamente ambos pelo nome e não pelo cargo, já que não se trata de posições oficiais). Bem sei que MRS se referia a uma recordação antiga; para mim é uma realidade perfeitamente actual e até eliminaria a classificação de "ligeiramente".
Mas tudo o que é demais é demais, como dizem os ingleses e diria La Palisse. E acho que agora António Costa, ou melhor, neste caso o Primeiro Ministro, exagerou ao não se mostrar nada incomodado pelas previsões da OCDE, que vêm confirmar outras previsões muito preocupantes que põem em dúvida as políticas económicas do Governo, chegando o PM a manifestar contentamento por nenhuma entidade ter até agora previsto um défice superior a 3% para este ano. Tendo em conta que a OCDE prevê um défice de 2,9% e ainda por cima considera que serão necessárias novas medidas de contenção (e a Moody's adiantou o valor de 3%), enquanto que o Governo mantém a sua previsão de 2,2%, é a primeira vez que alguém fica satisfeito por ver uma sua previsão tão posta em causa. Ainda por cima, para tentar esquecer a desgraça que se adivinha, o PM esquece as péssimas previsões para o crescimento do PIB e as anteriores de outras entidades, metendo com um sorriso a cabeça na areia.
Onde António Costa vê um copo meio cheio, eu vejo um copo meio vazio, apesar de me considerar optimista.
Mas tudo o que é demais é demais, como dizem os ingleses e diria La Palisse. E acho que agora António Costa, ou melhor, neste caso o Primeiro Ministro, exagerou ao não se mostrar nada incomodado pelas previsões da OCDE, que vêm confirmar outras previsões muito preocupantes que põem em dúvida as políticas económicas do Governo, chegando o PM a manifestar contentamento por nenhuma entidade ter até agora previsto um défice superior a 3% para este ano. Tendo em conta que a OCDE prevê um défice de 2,9% e ainda por cima considera que serão necessárias novas medidas de contenção (e a Moody's adiantou o valor de 3%), enquanto que o Governo mantém a sua previsão de 2,2%, é a primeira vez que alguém fica satisfeito por ver uma sua previsão tão posta em causa. Ainda por cima, para tentar esquecer a desgraça que se adivinha, o PM esquece as péssimas previsões para o crescimento do PIB e as anteriores de outras entidades, metendo com um sorriso a cabeça na areia.
Onde António Costa vê um copo meio cheio, eu vejo um copo meio vazio, apesar de me considerar optimista.
Subscrever:
Mensagens (Atom)