Não gosto de futebol. Não aprecio as notícias de desporto de um modo geral, mas começo a detestar as de futebol em concreto, talvez por serem tão frequentes, diria mesmo omnipresentes. Nunca gostei lá muito de futebol, mas ultimamente tornou-se num desporto tão violento, quer no campo quer fora dele, que se tornou detestável.
Mesmo ignorando que tenho à minha disposição vários canais de desporto, se procuro estar informado acerca do que se passa em Portugal e no Mundo, é inevitável dar com imagens, notícias e comentários sobre desporto e muito concretamente sobre futebol. Bem mudo de canal, mas o futebol parece perseguir-me. Dizia-se que dantes era Fátima, Futebol e Fado. De Fátima fala-se muito por estes dias, mas geralmente não é motivo de interesse dos meios de comunicação, de Fado quase não se fala, mas de Futebol é em doses maciças. É antes dos jogos, é durante os jogos, é depois dos jogos, são as transferências, são as conferências de imprensa, são os casos que até chegam aos tribunais. Custa a suportar.
Esta manhã, atento às poucas e desinteressantes notícias dos noticiários dos canais de informação, verifiquei que nas notícias curtas que passam em roda-pé a predominância de notícias de desporto era muito maior do que o grau de importância do desporto nas nossas vidas de todos os dias. Rapidamente fiz uma contagem das notícias por assunto. Eis os resultados:
SIC-Notícias: economia: 2; País: 7; Mundo: 14; desporto: 15.
TVI24: política e economia: 2; sociedade: 4; estrangeiro: 5; desporto: 14.
e estes tópicos, com estes ou outros nomes, iam-se repetindo sucessivamente.
Não fiz o registo, mas posso assegurar que a maioria das notícias de desporto se referia a futebol, estando os chamados desportos menores em ínfima minoria. Se a amostra é minimamente representativa, é evidente que a importância dada ao desporto e em particular ao futebol é exagerada.
COMENTÁRIOS SOBRE ACONTECIMENTOS DO DIA A DIA E DIVAGAÇÕES SOBRE EXPERIÊNCIAS PESSOAIS
Mostrar mensagens com a etiqueta futebol. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta futebol. Mostrar todas as mensagens
segunda-feira, 8 de maio de 2017
quarta-feira, 22 de junho de 2016
Saturação
As nossas queridas TVs estão apostadas em fornecer doses maciças de futebol. São comentários antecipando os jogos, são transmissões dos jogos, são comentários sobre os jogos já jogados, são os momentos mais marcantes dos jogos são as tabelas, são os horários, são as opiniões dos fãs, são as transmissões das fans zones, são as listas dos onzes, ele é o euro2016, ele é a copa América, ele é futebol nos noticiários, ele é futebol a substituir programas habituais, ele é futebol de manhã, à tarde e à noite. Irra que é demais! Até temos um Presidente da República que comenta futebol! O Professor Marcelo Rebelo de Sousa já me irritava quando entre comentários políticos e outros assuntos sérios aproveitava o seu lugar de comentador para discorrer sobre a actualidade futebolística, como se não houvesse programas próprios para isso com ilustres comentadores especialistas em futebol, mas agora, como PR é não só irritante como, direi mesmo, despropositado. Estou saturado. Estou desejando que o euro acabe (não a moeda, claro), para ver o tempo dedicado a futebol nos meios de comunicação reduzido ao habitual, que para mim já é demasiado.
segunda-feira, 21 de abril de 2014
Nada
Não se passa absolutamente nada nem em Portugal nem no resto do mundo. Só há futebol. Perante a vitória do Benfica, tudo o resto perdeu a importância.
Subscrever:
Mensagens (Atom)