Mostrar mensagens com a etiqueta Trump. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Trump. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 22 de maio de 2017

Primárias do PSOE

Decorreram hoje as eleições primárias para eleger o Secretário-Geral do PSOE. Ganhou Pedro Sánchez, que retorna assim ao seu antigo cargo. Mas a acreditar no pouco interesse que os nossos canais de TV deram ao assunto, nada disto tem importância, nada disto nos afecta (Veremos amanhã se os jornais seguem o mesmo caminho). É natural, atendendo a que a Espanha é um país pequeno, longíssimo de Portugal e com o qual não temos praticamente relações. É o oposto aos EUA, país com o qual temos uma longa fronteira comum e que tem relações privilegiadas connosco. Por essa razão, as primárias dos partidos americanos tiveram, desde a campanha até aos resultados, uma presença nos nossos noticiários televisivos e nas primeiras páginas dos jornais que chegou a ser cansativa de tão frequente e repetida. Presença que continuou com as eleições presidenciais e com os factos anedóticos da administração Trump. Claro, isto é devido à importância que os EUA têm para este vizinho chegado que somos nós. Agora o que se passa em Espanha não interessa para nada. Pode ser que Sánchez faça agora cair o governo de Rajoy e provoque eleições antecipadas. Pode ser que volte a tentar uma geringonça à la española, mas quem quer saber disso? Pode ser que ressuscite o sonho de uma série de geringonças nos países da Europa do Sul. Mas Trump continua a encher os noticiários. Trump é que interessa (além do futebol, que foi o tema de abertura dos noticiários desta meia-noite). Ninguém quer saber do que se passa nesse pequeno país longínquo que se chama Espanha!

domingo, 30 de abril de 2017

Criticar Trump sob qualquer pretexto

Trump foi duramente criticado pelas suas promessas como candidato e como presidente eleito. Parece que nada do que prometeu se aproveitava. Agora, aos 100 dias de reinado, é novamente criticado com dureza por não cumprir a maioria das promessas. Isto parece-me profundamente paradoxal. Claro que Trump e as suas ideias são criticáveis e mesmo eu, que de política americana percebo muito pouco, não estou de acordo com muito do ele tem dito e com o modo como o diz. Não gostar de Trump é natural, eu próprio não gosto do seu estilo, mas haja coerência. Se prometeu coisas erradas e não cumpre, deveria agora receber elogios e não mais críticas.